ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 5 de novembro de 2017

Brasileiros têm preconceito contra eles mesmos

Parem! Desliguem a televisão! Esta bateria de telefone celular não acaba? Olhem-se no espelho, brasileiros e brasileiras!!! Observem este cabelo, estes olhos, estas orelhas, este nariz, esta boca, esta cor da sua pele, esta sua altura, este seu peso, este seu pescoço, este seu corpo. Vocês têm ascendência sim!!! E ela é portuguesa, indígena e negra. Creiam, se quiserem. Entoem o Canto das Três Raças sempre!!!
Por que vocês acham que um jogador de futebol negro costuma se casar com uma loira branca? As formas de sociabilização primária, como família e igreja, condiciona-nos a pensar segundo a ideologia dominante embranquecedora. Depois da popularização do futebol, os negros da Favela da Providência/RJ, criada pelo exército vencedor em Canudos/BA, inovaram o esporte. Miscigenaram-no e produziram arte genuinamente brasileira.   

Vocês tiveram ascendentes trabalhadores rurais, sapateiros, costureiros, negros, indígenas, sertanejos, tropeiros, argentinos, bolivianos, venezuelanos, equatorianos, italianos, japoneses, mamelucos, mestiços, bastardos nascidos da relação da casa grande e da senzala. A coluna do meio é o grande dilema dos brasileiros e das brasileiras. A classe média cresce atordoada pela questão: ser ou não ser: eis a questão? As raízes culturais falam alto de lá do fundo da alma. Cuidado!!!         


Nenhum comentário: