ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 18 de novembro de 2017

“Novembro Roxo” chama atenção para a prematuridade

Em Montes Claros, no ano de 2016, cerca de 999 bebês nasceram com menos de 37 semanas de gestação.

Novembro é o mês que sensibiliza a população sobre o nascimento de bebês prematuros, aqueles que nascem antes do tempo previsto. De acordo com a Superintendência Regional de Saúde, em Montes Claros, no ano de 2016, cerca de 999 bebês nasceram com menos de 37 semanas de gestação.

Amanda Cristinne, passou por essa experiência há cinco anos, quando, com 26 semanas de gravidez, teve insuficiência do colo uterino e seu filho Heitor nasceu com aproximadamente 28 cm e com 725 gramas.

“Eu fiz pré-natal e vários ultrassons, mas infelizmente não constavam que era uma gravidez de risco. Assim que ele nasceu, o entubaram, pois ele era considerado um prematuro extremo. A médica de plantão viu que já havia dilatado tudo, então, não tinha como fazer nada, só esperar e tentar segurá-lo o máximo de tempo possível na barriga, pois seria melhor pra ele”, explicou.

A pediatra Januse Vieira destacou algumas das causas mais comuns de prematuridade. “Uma gestação geralmente dura de 37 a 42 semanas. Deste modo, todo bebê nascido cuja gestação tenha durado menos de 37 semanas completas é considerado prematuro, e o que mais causa essa prematuridade é a gravidez de risco, hipertensão, gravidez antes dos 20 anos de idade, infecções congênitas, má formação do bebê, entre outras. “A pediatra Januse Vieira destaca também os cuidados especiais que se deve ter antes da gestação e após o nascimento do bebê prematuro. “Um acompanhamento de pré-natal adequado, ultrassom e avaliação periódica, orientações antes e depois da gestação, são indispensáveis para uma gravidez sem intercorrência”, lembra.

Heitor ficou na internação cerca de 90 dias, segundo Amanda. “Meu filho respirava com ajuda de aparelhos, pois o pulmão não havia formado direito, ele era um prematuro extremo. Mas, durante todo o tempo que ficou internado, íamos visitá-lo e eu para retirar o leite para ele”, diz.

A mãe de Heitor ressalta ainda a importância do acompanhamento que teve durante a gestação. “Hoje, ele está com quatro anos, cheio de saúde! Acho fundamental as pessoas entenderem a importância do pré-natal e dos exames, para não correrem riscos ou terem surpresas mais à frente. Como já sei desse problema, e que posso ter outros partos prematuros, então, em uma futura gestação o pré-natal será de extrema importância”.



Crônica

Foi o tempo que dedicaste às tuas crias que as fizeram tão importantes. A menina, que não tinha o segundo grau completo, parafraseava um dos livros mais vendidos do mundo: O Pequeno Príncipe, de Saint Exupéry, sobre as memórias do autor francês durante a 2ª Grande Guerra Mundial (1939-1945). Era a sua terceira gestação. Teve a primeira na adolescência. A segunda veio, mas se encantou com três meses de gravidez. A terceira estava fadada a nascer após dois anos do aborto espontâneo e de seguidas tentativas dos pais de gerarem uma nova vida.

A neném se desenvolveu. O útero era a sua casa bastante aconchegante. O cordão umbilical, a sua mamadeira. Não queria sair de jeito nenhum dali. Sentia ali dentro que, do lado de fora, sua mãe e seu pai viviam aflitos com os problemas contemporâneos da super avançada e excludente sociedade capitalista urbanizada. A bebê não tinha pressa em nascer. Estava melhor no mundo interior da sua mãe.


Já cansada de carregar a gravidez por quase 10 meses, a mãe, de cerca de um metro e cinquenta centímetros de altura, valente, pressentia que o nascimento da menina ocorreria daqui a pouco. Não esperou virada de ano. Veio ao mundo para dar esperança de vida a quem quer viver. Berrou de muito choro ao sair do ventre materno, contudo, hoje abre facilmente o sorriso para todos os seres humanos que têm fé encarnada na realidade social, política e econômica do Brasil Real de Machado de Assis e de Canudos/BA.      

Nenhum comentário: