ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

"Discurso do Papa a liturgistas vale em todos os contextos"

"Discurso do Papa a liturgistas vale em todos os contextos"

Renovação deve passar por formação litúrgica

Cidade do Vaticano (RV) - “A educação litúrgica de Pastores e fiéis é um desafio a ser enfrentado sempre de novo”, disse o Papa Francisco quinta-feira (24/08), recebendo no Vaticano os participantes da Semana Litúrgica Italiana. A RV pediu ao liturgista Padre Damasio Medeiros, SDB, decano da faculdade de Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma, um comentário sobre as palavras do Pontífice.

“Sem dúvida, a afirmação do Papa na saudação a este grupo é muito importante porque está em prefeita sintonia com aquilo que foi o grande desejo do Concílio Vaticano II e o seu objetivo, que era justamente fazer crescer em cada cristão, em cada comunidade, no povo de Deus este grande amor ao Senhor, que passa através destes sinais sagrados da Santa Liturgia. O mesmo Concílio Vaticano II já tinha sublinhado muito bem a importância desta dimensão da vida: a atenção às culturas, às pessoas. Obviamente, o Concílio e o pós-Concílio, sobretudo, na reforma, teve que ‘codificar’ a oração da Igreja através dos assim chamados ‘Livros litúrgicos’, mas eles não são somente o fruto mais visível do Concílio Vaticano II. 

O fruto mais visível do CVII deve ser uma comunidade renovada, que canta seu louvor ao Senhor, que tem esta consciência da participação nos mistérios de Deus que passam por esta realidade profundamente humana dos sinais da liturgia”.

Nenhum comentário: