ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O dia em que um Papa pisou pela primeira vez na América Latina

O dia em que um Papa pisou pela primeira vez na América Latina





  Pablo Cesio | Ago 23, 2017




A Colômbia foi o primeiro país da região a receber um Papa

Aconteceu no dia 22 de agosto de 1968. Milhares de colombianos se reuniram no aeroporto El Dorado, em Bogotá, Colômbia, onde, um Papa aterrissava para beijar pela primeira vez o solo latino-americano.

Foi um dia de júbilo para os colombianos, que, durante três dias, tornaram-se protagonistas de uma visita histórica. Eles se preparam durante muito tempo para receber Giovanni Battista Montini Alghisi, o Papa Paulo VI.

O principal motivo da visita tinha a ver com o XXXIX Congresso Eucarístico Internacional, que acontecia na cidade, além da fundação da II Conferência Geral Episcopal Latino-Americana, CELAM, realizada em Medellín.

Durante sua passagem pelo país, Paulo VI teve inúmeras atividades, desde encontros com o presidente colombiano da época. Carlos Lleras Restrepo, reuniões com autoridades religiosas e até ordenação de sacerdotes e casamentos. Ele também se reuniu com campesinos e visitou doentes.

“Não te dizemos adeus, Colômbia, porque te levamos mais do que nunca no coração.” Essas foram as últimas palavras do papa antes de subir no avião.

Somente quase 20 anos depois a América do Sul recebeu outra visita papal. Foi no pontificado de João Paulo II.

Francisco será o terceiro Papa a visitar a Colômbia e o quarto que chega à América. A visita acontecerá entre os dias seis e 11 de setembro. Enquanto isso,permanecem vivas as lembranças daquele momento emblemático para a história do país: o dia em que Paulo VI abriu o caminho das viagens apostólicas à América Latina. Não à toa, ele também era conhecido como “o Papa peregrino”.

Nenhum comentário: