ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 23 de setembro de 2017

Frieza urbana

Os finais de semana no centro da cidade não são mais como antigamente. Hoje em dia, as ruas se encontram desertas, sobretudo à noite. O downtown em municípios médios urbanos perdeu a capacidade de mobilizar socialmente as pessoas, mesmo com o esforço humano das feiras livres, dos cultos e das celebrações, cada dia mais segmentadas e estigmatizadas. O mundo do trabalho comanda a história. Estamos todos operacionalizados em uma regra de três. A terceira via politicamente correta arrasta multidões, enquanto na praça pública e nos quarteirões haja solidões de muitos moradores de rua esfomeados e entorpecidos quimicamente, que têm no lixo sua fonte de comida, restos da sociedade capitalista que não se cansa de super-produzir e de desperdiçar. É chique essa cultura pós-modernosa. Nem frio sentem. A arquitetura de última geração (é novo, eu quero!) das cidades médias e grandes colaboram para a imparcialidade e a frieza destes tempos sombrios. A justiça anda cega ou é a democracia republicana que segue reificando conceitos e preconceitos?    

Nenhum comentário: