ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Somos todos Nação Catalunha

Tensão na Catalunha aumenta, e Barcelona reforça desejo do clube por plebiscito sobre independência: 'Direito de decidir'

A Catalunha viveu estado de emergência na quarta-feira (20/09).
O referendo marcado para o dia 1º de outubro para decidir sobre a independência da Espanha foi embargado pelo Tribunal Constitucional do país, e a Guarda Civil fez busca e apreensão em diversos departamentos e secretarias do governo catalão para impedir seu andamento.
Dezenas de pessoas foram detidas - entre elas organizadores do referendo -, 9 milhões de cédulas de votação acabaram recolhidas, e centenas de moradores da região estão nas ruas protestando contra as ações da polícia.
A situação caótica no estado separatista fez com que o Barcelona se posicionasse, mais uma vez, a favor do direito do plebiscito.
"Antes os fatos ocorridos nos últimos dias, e especialmente hoje (quarta, 20 de setembro), em relação à situação política que vive a Catalunha, o FC Barcelona, fiel em seu compromisso histórico com a defesa do país, da democracia, da liberdade de expressão e do direito de decidir, condena qualquer ação que possa impedir o exercício pleno desses direitos", escreveu o clube em comunicado.
"Neste sentido, o FC Barcelona manifesta publicamente seu apoio a todas as pessoas, entidades e instituições que trabalham para garantir esses direitos. O FC Barcelona, desde o máximo respeito à pluralidade de sua massa social, continuará apoiando a vontade da maioria do povo da Catalunha, expressada sempre de uma maneira cívica, pacífica e exemplar", continuou.
O Barcelona, bandeira da Catalunha, seria afetado diretamente com a possível separação da Espanha, pois deixaria de disputar LaLiga.
Fonte: ESPN

Nenhum comentário: