ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Ser ou ter...

ficção e realidade

IDEAIS...

Quintino de Quadros Vieira

Governo de Israel condena cinco jovens por não servir o Exército
                               
Uma corte militar israelense condenou cinco adolescentes a um ano de prisão. Eles se recusaram a servir o Exército por serem contra a ocupação da Cisjordânia e da faixa de Gaza pelo país. Esta é a primeira vez desde 1980 que Israel condena opositores de consciência. (jornal Folha de São Paulo, segunda-feira, 05 de janeiro de 2004).

O brasileiro, naturalizado israelense, viaja à sua terra natal depois de dez anos. Não agüenta mais ouvir explosões do conflito israelo-palestino. Anos em batalha. Nem Deus trouxe a solução, será que “homens de bem” a trarão?, pergunta-se o jovem, que vem ao país tropical para aproveitar o pouco tempo de descanso que tem. Afinal, serve o exército da sua outra nação no próximo mês.
Chega ao Rio de Janeiro. Desce do avião. Cumpre toda a burocracia do aeroporto. Enquanto conferem o seu passaporte, observa estadunidenses recebendo uma atenção especial. Cada um tem que deixar suas digitais e ainda ser fotografado. É a lei da reciprocidade, garantida internacionalmente. Igualmente brasileiros são revistados nos Estados Unidos, norte-americanos terão o mesmo tratamento.
Contudo, para o rapaz aquilo ali o faz lembrar a Segunda Guerra Mundial, resguardadas as devidas proporções de cada fato. Seus agora compatriotas foram duramente castigados pelos nazistas alemães, liderados por Adolf Hitler. Eram todos marcados com a estrela de Davi para diferenciar do puro sangue ariano.     
Liberado daquilo tudo, pega sua bagagem, toma um táxi e pede ao motorista que o leve para conhecer logo o Cristo Redentor. Notando o sotaque carregado do cliente, o taxista pergunta sua nacionalidade.
- Israelense!,  responde.
- Ah! Ontem, eu li no jornal que cinco israelenses foram presos por se recusarem a servir o exército. Eles são contrários à guerra. Achei até engraçado a expressão que o jornal usou: “opositores de consciência”. Idéias ainda afetam este mundo capitalizado?
Com o português meio enferrujado, o garoto fica mais atento às palavras do taxista para compreendê-las melhor. E o motorista continua...
- Dizem que querer é poder, mas se poder é dinheiro, então querer não é poder. Reduziram a vontade política à vontade econômica. Que desgraça!, esbraveja o taxista.
Espantado com a conversa do seu guia, o adolescente pensa na volta para Israel. Como ele queria ser apenas brasileiro...
- Mas, fiquei feliz quando vi no jornal de hoje a foto dos cinco israelenses condenados.  Todos rindo e aliviados!  E eles estavam a caminho da prisão, hein? Não vão entrar num conflito, fisicamente, é claro, estão com a consciência tranqüila e os presídios de Israel, certamente, não são parecidos com as penitenciárias do Brasil, ironiza.
- É... Deus escreve certo por linhas tortas, finaliza o israelo-brasileiro. 


Quintino de Quadros Vieira é somente escritor 

Nenhum comentário: