ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O pastoreio

 Eu sou o Bom Pastor


Domingas Sofia Pereira Santos*



“Eu sou o Bom Pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas minhas ovelhas”. Monsenhor Silvestre, queremos com esses versículos bíblicos do Evangelho Segundo São João ilustrar um pouco o que foi esse tempo em que esteve à frente da nossa Paróquia. Um trabalho de Pastor sempre preocupado não só com o bem-estar espiritual dos seus paroquianos, mas procurando conhecer a pessoa como um todo, sua vida, seus problemas, sua história.

Isso nos alegra. Sabemos que não temos apenas um Pároco, mas um amigo. Foram anos... Anos de lágrimas, mas de muita alegria! Anos de lutas, conquistas, vitórias! Do Monsenhor recebemos muita força, orientações, manifestações de carinho, de reconhecimento e muito amor. Amor verdadeiro, amor de Pastor que vai em busca da ovelha perdida, cura suas feridas e devolve-a ao aprisco. Amor de Pai, que corrige porque ama e quer ver felizes os seus filhos.

Monsenhor, em nosso coração ficará marcado todos esses ensinamentos que, com certeza, nos ajudarão a crescer e a vencer obstáculos rumo à casa do Pai. Nossa comunidade hoje lembra e agradece a você, pois foi com o seu retorno à Paróquia que recebemos São Vicente de Paulo por Padroeiro. Tentamos aprender com ele e com sua história, que o levou à Santidade. Os seus carismas, a sua caridade, o seu carinho, a sua fidelidade e, principalmente, a sua humildade. Sabemos que não é fácil segui-lo, porém com sua proteção, chegaremos lá.

São Pedro nos exorta em sua Carta com estas palavras: “Abaixem-se diante da poderosa mão de Deus, a fim de que no momento certo Ele os levante”. É assim que desejamos ser comunidade. Estamos no Tempo do Advento, período de preparação e de espera, mas não de despedida. Não estamos aqui para nos despedir do Monsenhor José Silvestre de Melo, porque de amigo não se despede, guarda-se no coração. E é isso que faremos. E continuaremos esperando a sua volta. E, quando acontecer, estaremos prontos para recebê-lo de coração aberto. Que Deus o abençoe e o Espírito Santo continue a iluminar os seus caminhos...



*integrante da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Montes Claros (Arquimoc) e da Comunidade São Vicente de Paulo da Paróquia São João Batista da Arquimoc. Esta carta foi escrita e lida na Paróquia do Bairro Alto São João de MOC no dia 08 de dezembro em homenagem ao Monsenhor José Silvestre de Melo.      

Nenhum comentário: