ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 16 de setembro de 2017

Professores decidem denunciar escola de Ruy Muniz, dono do “Hoje em Dia”, ao Ministério do Trabalho


Professores da Rede Soebras, em Montes Claros, decidiram denunciar a empresa ao Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, órgãos competentes para fiscalizar o descumprimento da legislação trabalhista. A decisão foi tomada em assembleia realizada na quarta-feira 13/9. A Rede Soebras pertence ao dono do jornal “Hoje em Dia”, Ruy Muniz.
“A assembleia foi muito proveitosa”, avaliou a diretora do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas) em Montes Claros, Nalbar Alves. Ela informou que entre os encaminhamentos aprovados estão ações individuais e coletivas contra a empresa de Ruy Muniz.
A acusação é descumprimento da legislação trabalhista. A Soebras estaria se antecipando à reforma trabalhista, que ainda não entrou em vigor, e cortando direitos dos trabalhadores garantido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
“A Rede Soebras está descumprindo a CCT em vigor até 31 de janeiro de 2018 e retirando os direitos trabalhistas dos professores”, denunciou Nalbar Alves Rocha. 
Pouco depois de assumir o “Hoje em Dia”, antes pertencente ao Grupo Bel, Ruy Muniz dispensou 38 jornalistas, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2016, no fim do expediente. Os trabalhadores não receberam a rescisão e nem sequer o salário do mês trabalhado. A ação contra a empresa está na Justiça do Trabalho. O negócio entre Ruy Muniz e o Grupo Bel ficou famoso na delação do proprietário da JBS, Joesley Batista, que disse em depoimento à Procuradoria Geral da República ter comprado “o predinho” do “Hoje em Dia” a pedido do senador Aécio Neves da Cunha.
Dono de muitas escolas no Norte de Minas e outras regiões de Minas, Ruy Muniz é conhecido, segundo o Sinpro Minas, por desrespeitar sistematicamente os direitos trabalhistas. “A Soebras tem um histórico de descumprimento da legislação trabalhista. Desde que ela existe é assim”, disse Nalbar.






Nenhum comentário: