ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Relatório da reunião do Comtur-MOC de 27/09/2017

Aconteceu nesta quarta-feira (27/09/2017) reunião do Conselho de Turismo de Montes Claros (Comtur-MOC) em uma sala de reunião do Amsterdam Apart-Hotel, cujo endereço é Governador Golpista José Caetano de Magalhães Pinto, 4541, Jaraguá, Montes Claros-MG, CEP 39.404-166 (www.amsterdamaparthotel.com.br). O hotel disponibilizou microônibus gratuito especial para os conselheiros no estacionamento da Prefeitura Municipal. Apenas dois representantes compareceram ao local. O restante dos participantes preferiu ir de carro. Quatorze pessoas participaram desta reunião do Conselho, quando foi realçado o “Projeto de Turismo Valorizando O Artesanato Montes-Clarense”, que busca a parceria de todos os hotéis do município para a exposição da arte regional (como a Casa do Artesão, no Bairro Cintra) em seus espaços. Quem for proprietário de hotel, pensão ou similar e quiser conversar com a Gerência de Turismo, Feira e Eventos para se aprofundar na ideia, basta entrar em contato com a Gerência de Turismo pelo e-mail getur.sedetur@gmail.com ou pelo telefone 38 2211 3278. 

Mais uma vez, o Carnaval de Rua foi pauta da reunião (leia relatório anterior). A recomendação da Prefeitura de Montes Claros “é para não se gastar dinheiro”, tentar otimizar, realizar eventos com o máximo de custos possíveis para a administração municipal, conforme orientou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que observou ainda a falta de coesão e interação com a Secretaria de Comunicação, igualmente ocorreu com a administração 2005-2008. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo solicitou ao Conselho Municipal de Turismo mais contato com a Secretaria de Comunicação e com o Canal de TV fechado VinTV, arrendado para o juiz Danilo Campos, que cede espaço para divulgação de obras do município. Ainda a respeito do Carnaval de Rua, foi salientado que é preciso definir as praças públicas principais da cidade para agregar os possíveis blocos carnavalescos, como a Praça dos Jatobás Mortos, Lagoa de Interlagos (Lagoa da Pampulha), Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Avenida Sanitária), Avenida Olvídeo de Abreu, Praça Doutor Carlos, Praça São Francisco Coll (Maracanã), Avenida João Luiz de Almeida, Praça Flamarion Wanderley (Bairro São José), Praça Wanderley Fagundes (Bairro Todos Os Santos), etc. Citou-se também que a Gerência de Turismo está fazendo a atualização do inventário turístico, pois tem prazo para terminar de preencher o cadastro online até 31 de outubro de 2017. 

Há o Fundo Municipal de Turismo com caixa de R$ 242 mil, porém, a Prefeitura não pode disponibilizá-lo por causa de barbeiragens nas administrações municipais de 2009 a 2016. No final, citou-se subliminarmente que até hoje não foram repassados os R$ 21 mil, pedidos pela Secretaria de Cultura ao Comtur-MOC, para a promoção das Festas de Agosto. Mais subliminarmente, sugeriu-se que o hotel adotasse a praça pública em frente ao Amsterdam. O privado engole o público cada vez mais!!! E o público só regula o marco!!! Atenciosamente,

João Renato Diniz Pinto, diretor do Regional Norte do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) Diretoria 2017-2020. O SJPMG tem vaga no Conselho Municipal de Turismo (Comtur) desde 1999.

27/09/2017

Nenhum comentário: